23/06/2012

Prometheus

Imagem do site Omelete. Acesso em 21 jun. 2012.
O novo filme de Ridley Scott traz o diretor novamente ao universo de Alien, ainda que não seja uma prequência direta do filme original, procura responder a dúvidas deixadas neste enquanto abre espaço para novas indagações, sobretudo existencialistas. É 2089 e acompanhamos uma expedição da cientista Elizabeth Shaw (Noomi Rapace) em uma caverna da Escócia encontrando o que parece ser uma pintura rupestre ilustrando uma indicação de mapa estrelar, comprovando as teorias que Shaw e seu namorado Charlie Holloway (Logan Marshall-Green) vinham  angariando a partir de outros registros históricos de civilizações distintas. Quatro anos depois, Shaw, Holloway e outros cientistas acompanhados do androide David  (Michael Fassbender) viajam pelo espaço a bordo da nave Prometheus rumo ao sistema indicado pelos antigos mapas, financiados pela Weyland Industries.


O que se vê então são as tradicionais cenas de perigo iminente, aliado ao fascínio da descoberta de vestígios de seres que supostamente habitavam a grande oca em que a equipe de Shaw passa a explorar na lua LV-223, ao passo em que tais descobertas levantam questionamentos a respeito da fé e do sentido da própria existência humana. O roteiro então, cuja premissa era resolver alguns elementos que não foram explicados em Alien, acaba aumentando o número de mistérios não-resolvidos, deixando uma clara brecha para uma continuação e, de certo modo, frustrando os fãs que há muito ansiavam por um retorno digno à franquia (considerando que Alien 3 e Alien: A Ressurreição deixaram muito a desejar deturpando o conceito original).


Imagem do site Prometheus Movie. Acesso em 22 jun. 2012.
Entretanto, Prometheus não é um filme fraco, pelo contrário, ele se desenvolve muito bem graças às atuações muitíssimo competentes de Noomi Rapace e Michael Fassbender, atores que têm se mostrado grandes revelações em personagens de filmes recentes, concebendo personalidades fortes (Shaw) e maquiavélicas (David). Os demais personagens, como Meredith Vickers (Charlize Theron) e Janek (Idris Elba), ficam em segundo plano ou acabam consequentemente ficando para vítimas ou mártires. Ademais, a direção de fotografia de Dariusz Wolski valoriza muito os planos filmados em locações reais, além de, juntamente com o design de produção, reapresentar o suspense e terror com  os cenários escuros e úmidos da oca cujos labirintos parecem ser intermináveis. 


Imagem do site Prometheus Movie. Acesso em 22 jun. 2012.
Não obstante, a eficiente campanha de marketing lançou na rede o site oficial da Weyland Industries, além de uma palestra em vídeo do visionário Peter Weyland (Guy Pearce, que no filme aparece envelhecido) e uma propaganda de "lançamento" de David, complementando ainda mais a narrativa. Enfim, o filme cumpre sua tarefa de atrair um público novo (e jovem), apresentando um sci-fi bem produzido e instigante, fazendo com que seus espectadores passem a gerar várias hipóteses até Ridley Scott finalmente revelar (ou até aumentar) nas sequências por vir, desde que não crie uma descontinuidade na série.








Nenhum comentário:

Postar um comentário